UFMT abre 12 vagas em processo seletivo para Mestrado


quarta-feira, 9 de outubro de 2019,

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) anunciou a abertura de 12 vagas no processo seletivo para Mestrado. O processo seletivo conta com dois editais distintos, sendo sendo um aberto à ampla concorrência e outro vinculado ao Programa de Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (PQSTAE). As candidaturas serão realizadas exclusivamente via Sistema Eletrônico de Informações (Sei).

Serão oferecidas vagas até 12 vagas, distribuídas na área de concentração em “Ensino de Ciências da Natureza e Matemática”, nas linhas de pesquisa “Ensino de Ciências da Natureza” e “Ensino de Matemática”. O aluno deverá obrigatoriamente prestar exame de Proficiência em Língua Estrangeira em língua inglesa.

A documentação necessária para a candidatura é composta pelo pedido de inscrição; comprovante de pagamento da taxa de inscrição; uma fotografia 3x4 recente; cópia do RG e, no caso de estrangeiro, do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE); certidão de regularidade do CPF atualizada, emitida pelo site da Receita Federal; título de eleitor; declaração de quitação com a justiça eleitoral atualizada; certidão de nascimento ou casamento; certificado de reservista ou de dispensa de incorporação para homens; comprovante de residência; diploma de Graduação; histórico Escolar emitido pelo Curso de Graduação oficialmente reconhecido; currículo Lattes atualizado; planilha de pontuação do Currículo Lattes preenchida e acompanhada de documentos comprobatórios referentes a pontuação pleiteada; carta de Intenção; e documentação comprovando vínculo empregatício e atuação na Educação Básica no ano de 2019 para os candidatos que concorrerem as vagas destinadas a professores em exercício na Educação Básica. Para o PQSTAE a última comprovação deve ser substituída pelo documento que comprovou vínculo empregatício efetivo e atualizado na UFMT. 

Conforme retificação em ambos editais, a divulgação da homologação das inscrições será realizada em 04 de novembro. A prova escrita será aplicada no dia 17 de novembro, a partir das 08h, com resultado publicado no dia 25. O resultado da análise do Lattes e Carta de Intenção serão conhecidos em 02 de dezembro. O resultado final será publicado em 10 de dezembro. Cabe recurso a todas as etapas do processo seletivo, com prazo de 24 horas após a publicação dos resultados.

As matrículas serão realizadas entre 12 e 14 de fevereiro, das 8h às 11h e das 13h às 16h30, na Secretaria dos Programas de Pós-Graduação. O início das aulas está previsto para 09 de março de 2020.