Processo Seletivo para Residência Médica do INTO-RJ


segunda-feira, 26 de agosto de 2019,

O INTO-RJ (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia JAMIL HADDAD, no Rio de Janeiro) anunciou nesta segunda-feira, 26, a realização de processo seletivo para Residência Médica. A íntegra do edital saiu no Diário Oficial da União (DOU).

Os Programas de Residência Médica serão realizados no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO/MS) e nas Unidades hospitalares vinculadas. No ato da inscrição, o candidato declarará, sob as penas da lei, que já concluiu o curso de Graduação em Medicina, devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC), ou que, até a data da matrícula, já o terá concluído. Em se tratando do Programa de Residência Médica em Cirurgia da Mão, o candidato terá de cumprir, o pré-requisito que constitui exigência essencial desse Programa.

Estão sendo disponibilizadas 15 vagas, sendo 13 de acesso direto e 02 com exigência de pré-requisito (Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia Plástica). O Programa de Residência Médica em Cirurgia da Mão terá duração de 02 (dois) anos.

A inscrição para o Processo Seletivo aos Programas de Residência Médica será efetuada no período de 23 de setembro de 2019 a 25 de outubro de 2019, somente de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 15:00 horas, no INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA JAMIL HADDAD-INTO/MS, na Divisão de Ensino e Pesquisa - DIENP, situado na Avenida Brasil, nº. 500, 2º andar, São Cristóvão/Rio de Janeiro/RJ - Cep: 20940-070, observando-se o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de participação ficou acertada no valor de R$ 500,00.

Os candidatos serão classificados através de duas fases, sendo a primeira uma prova escrita e a segunda uma prova oral.

1ª Fase - Prova Escrita - Obrigatória para todos os candidatos, nessa fase, serão formuladas 100 (cem) questões de múltipla escolha, divididas equitativamente nas seguintes áreas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. Cada questão valerá 1,00 (um) ponto. A pontuação máxima possível do candidato será de 100 (cem) pontos, observando-se, para fins de cálculo, a utilização de duas casas decimais após a vírgula.
2ª Fase - Prova Oral - Realizada em ambientes sucessivos, igualmente aplicados a todos os candidatos classificados na 1ª Fase (Prova Escrita), serão formuladas questões relacionadas às áreas citadas no item 5.1.1. do edital, valendo 90 (noventa) pontos. Haverá também avaliação de conhecimentos da Língua Inglesa e entrevista para arguição curricular (Currículo no modelo da plataforma Lattes - CNPQ / http://lattes.cnpq.br/index.htm), valendo 10 (dez) pontos. A pontuação máxima possível nessa 2ª Fase - Prova Oral é de 100 (cem) pontos, observando-se, para fins de cálculo, a utilização de duas casas decimais após a vírgula.

O resultado da 1ª Fase (Prova Escrita) com a relação nominal dos candidatos classificados para a 2ª Fase (Prova Oral) será divulgado no site do INTO/MS, no endereço eletrônico http://www.into.saude.gov.br, na data provável de 15 de novembro de 2019. O resultado da 2ª Fase (Prova Oral) será divulgado junto com o Resultado Final do Processo Seletivo 2019/2020.

As provas previstas serão realizadas nos auditórios e dependências do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO/MS), situado na Avenida Brasil, nº. 500, 2º andar, São Cristóvão/Rio de Janeiro/RJ, Cep: 20940-070.

O gabarito oficial preliminar da 1ª Fase (Prova Escrita) será divulgado no site do INTO/MS, no endereço eletrônico http://www.into.saude.gov.br, na data provável de 12 de novembro de 2019 (a partir das 16:00 horas). O Resultado Final e a classificação serão divulgados na página eletrônica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO/MS), no endereço eletrônico http://www.into.saude.gov.br, na data de 06 de dezembro de 2019 (a partir das 16:00 horas).