Concurso UFSM (Edital 143/2019): vagas para Professor


segunda-feira, 12 de agosto de 2019,

apostilas para concursos públicos

Com lançamento do Edital 143/2019, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, anunciou a abertura de concurso público para Professor Adjunto A e Professor Auxiliar, nas cidades de Santa Maria e Cachoeira do Sul. A remuneração chega ao valor de R$ 9.600,92.

As oportunidades são para as áreas de Ciências da Saúde/ Medicina/ Psiquiatria (01 vaga); Ciências da Saúde/ Medicina/ Ginecologia e Obstetrícia - Obstetrícia (01), ambas na Unidade Santa Maria; e Engenharia Civil/ Geotécnica/ Construção Civil (01), sendo lotação em Cachoeira do Sul.

Inscrições devem ser efetivadas através do http://www.ufsm.br/concurso, com prazo estabelecido para o período compreendido entre 09h do dia 12 de agosto de 2019 (segunda-feira) e 23h59min do dia 11 de setembro de 2019 (quarta-feira). A taxa de participação não passa dos R$ 240,00.

A inscrição somente será efetivada após a confirmação do pagamento da inscrição. O comprovante de inscrição do candidato estará disponível para impressão na página www.ufsm.br/concurso, após a compensação bancária, que ocorrerá em até cinco dias úteis após o pagamento da GRU ou após a divulgação do deferimento do pedido de isenção.

O Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior na UFSM será constituído das seguintes Provas (todas de caráter classificatório): Prova Escrita; Prova Didática; Prova de Defesa de Produção Intelectual; Prova de Títulos; e Prova Prática. O período provável para início da realização das Provas do Concurso Público será de 10/01/2020 a 31/03/2020.

O programa das provas, os tipos de prova de cada área do concurso, o detalhamento da Prova Prática (se for o caso), o endereço, telefone e e-mail da Subunidade responsável pela realização do concurso constam no Anexo I - Instruções Específicas do Edital de abertura, disponibilizado na página do concurso (www.ufsm.br/concurso), que deverá ser considerado parte integrante do Edital.

especificações das etapas de seleção
A Prova Escrita atenderá aos seguintes critérios:
I – consistirá na redação de um texto de síntese manuscrito a caneta de tinta preta ou azul, conciso e em linguagem técnico-científica, na forma usual da área objeto do concurso;
II – versará sobre um ponto, definido no âmbito dos tópicos constantes do programa do Concurso Público, sorteado imediatamente antes do início da prova;
III – terá duração máxima de cinco horas incluindo, nesse período, a consulta prévia a critério do candidato, que poderá ser de até duas horas, de material de consulta impresso ou manuscrito, apresentado à Comissão Examinadora;
IV – não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos de comunicação e de informática durante a realização da Prova Escrita, salvo situações específicas de portadores de deficiências, garantida a incomunicabilidade com o meio externo;
V – após o período da consulta prévia, o candidato não poderá fazer uso de qualquer anotação ou material de consulta;
VI – a Prova Escrita de cada candidato deverá ser guardada em envelope lacrado e rubricado por todos os membros da Comissão Examinadora e pelo candidato;
VII – a abertura das Provas Escritas será em sessão pública, devendo estas ser lidas pelo respectivo candidato, salvo em casos específicos de portadores de deficiências, sendo fornecidas aos membros da Comissão Examinadora cópias obtidas imediatamente após a abertura dos envelopes lacrados, com a finalidade de permitir a perfeita compreensão do texto.

A Prova Didática, realizada em sessão pública, consistirá em uma aula teórica (gravada em áudio) e implicará o desenvolvimento de um ponto, constante do programa e sorteado vinte e quatro horas antes do início da Prova Didática de cada candidato.

A Prova de Títulos será constituída do exame do Currículo e da Tabela de Pontos para Avaliação de Títulos, no qual a Comissão Examinadora apreciará e pontuará, para cada um dos candidatos, os documentos comprobatórios apresentados de acordo com o subitem 7.7 do Edital e Art. 25 da Resolução N. 030/2013- UFSM, sendo que os títulos referentes à produção científica, tecnológica, artística e cultural (Grupo II) e as atividades de pesquisa, ensino e extensão e profissionais (Grupo III) serão pontuados conforme as tabelas de pontos para avaliação de títulos (Anexo II deste Edital), sendo considerados apenas os obtidos nos últimos cinco anos.

A nota final de cada candidato será igual à média ponderada das notas obtidas na Prova de Títulos, na Prova de Defesa da Produção Intelectual, na Prova Escrita e na Prova Didática, observados os seguintes pesos:

I – Prova Escrita – 3,0 (três);
II – Prova Didática – 2,5 (dois vírgula cinco);
III – Defesa da Produção Intelectual – 1,5 (um vírgula cinco);
IV – Prova de Títulos – 3,0 (três).

O prazo de validade do Concurso Público será de um 1 (um) ano, a contar da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União (DOU), podendo ser prorrogado por igual período, por solicitação do Departamento Didático de origem da vaga.

edital concurso da UFSM (edital 143/2019)