Concurso de Admissão ITA 2020: 120 vagas abertas


quinta-feira, 1 de agosto de 2019,

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) lançou nesta quinta-feira, 01, o edital de concurso com vistas ao preenchimento de 120 vagas nos Quadros de Oficiais Engenheiros da Ativa e da Reserva da Aeronáutica, provendo uma formação acadêmica de nível superior (Curso de Graduação) em especialidades de engenharia de interesse do Setor Aeroespacial e, em particular, da Força Aérea Brasileira. A íntegra do regulamento saiu no Diário Oficial da União (DOU).

Estão abertas 25 (vinte e cinco) vagas para optantes à carreira militar, destinadas exclusivamente àqueles candidatos que tenham interesse em ingressar na carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira, sendo 20 (vinte) as vagas destinadas à ampla concorrência e 5 (cinco) destinadas a candidatos autodeclarados negros de acordo com a Lei 12.990 de 9 de junho de 2014; e 95 (noventa e cinco) vagas para não-optantes à carreira militar, destinadas aos candidatos que não tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, mas ingressando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica, sendo 76 (setenta e seis) as vagas destinadas à ampla concorrência e 19 (dezenove) destinadas a candidatos autodeclarados negros, de acordo com a Lei 12.990 de 9 de junho de 2014.

O Curso de Graduação em Engenharia no ITA tem duração de 5 (cinco) anos, dos quais os 2 (dois) primeiros anos constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os 3 (três) últimos anos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia. As especialidades de Engenharia oferecidas pelo ITA são: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Entre os requisitos, o interessado deve ser brasileiro nato, nos termos do Inciso VI do §3º do Art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil; não completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no Curso de Graduação em Engenharia do ITA e ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio no ano de 2019.

Inscrições estão abertas através do http://www.vestibular.ita.br, com prazo final marcado para 15 de setembro de 2019. A taxa é de R$ 140,00.

Os candidatos serão classificados através de Exame de Escolaridade, com prova em um único dia, composta por questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês; Exame de Escolaridade, com provas em dois dias, compostas por questões dissertativas de Matemática, Física e Química, e uma Redação e Inspeção de Saúde. Os aprovados farão Curso de Graduação em Engenharia ministrado pelo ITA e Curso de Formação Militar, concomitante ao Curso de Graduação do ITA, ministrado pelo CPORAER-SJ.

As provas serão realizadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

A relação de notas e classificação dos candidatos habilitados para a 2ª fase, e mais os gabaritos das questões de múltipla escolha serão divulgados até as 16h do dia 05 de dezembro de 2019. É responsabilidade do candidato conferir a íntegra do edital e acompanhar possíveis mudanças.

O presente Concurso de Admissão (vestibular ITA 2020) terá validade apenas para a matrícula no ITA no início do primeiro período letivo do ano de 2020.