Instituto Rio Branco abre 20 vagas em concurso para Diplomata


quarta-feira, 17 de julho de 2019,

O Instituto Rio Branco abriu as inscrições de concurso público para provimento de de 20 (vinte) vagas para Diplomata, sendo classe inicial de terceiro-secretário. A remuneração inicial é de R$ 19.199,06. O concurso será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

requisitos
Entre os requisitos, o interessado deve ser brasileiro nato, conforme o art. 12, § 3º, inciso V, da Constituição Federal e o art. 36 da lei nº 11.440/2006; apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de a graduação ter sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do art. 48 da lei nº 9.394/1996; e ter idade mínima de 18 anos.

inscrições
Será admitida a inscrição exclusivamente por meio de formulário próprio disponível no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, solicitada dentro do período compreendido entre as 8 horas de 17 de julho de 2019 e as 23h59 horas de 12 de agosto de 2019. A taxa de participação é de R$ 208,00.

etapas de classificação
Os candidatos serão classificados através de (primeira fase) prova objetiva, constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito e direito internacional público, de caráter eliminatório, que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte; (segunda fase) provas escritas de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

A Primeira Fase será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. A Segunda Fase será realizada nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase.

datas de prova, gabarito e resultado final
A prova objetiva da Primeira Fase será aplicada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 8 de setembro de 2019, em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 9 horas e 30 minutos, com duração de 3 horas; e o segundo, iniciando-se às 15 horas, com duração de 3 horas. a data provável de 26 de agosto de 2019, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização da prova.

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva da Primeira Fase será divulgado no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, na data provável de 8 de setembro de 2019, após as 22 horas. O resultado dos recursos contra o gabarito oficial preliminar da prova objetiva da Primeira Fase, as justificativas de eventuais alterações e (ou) anulações de gabarito, o resultado final da Primeira Fase e a convocação para a Segunda Fase serão divulgados no endereço eletrônico http://www.iades.com.br e publicados no Diário Oficial da União, na data provável de 20 de setembro de 2019.

A prova escrita de língua portuguesa será aplicada nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, na data provável de 12 de outubro de 2019, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas. A prova escrita de língua inglesa será aplicada nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, na data provável de 13 de outubro de 2019, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas.

As provas escritas de história do Brasil, de política internacional, de geografia, de economia, de direito e direito internacional público e de língua espanhola e língua francesa terão duração de 4 horas cada e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, nas datas prováveis de:

a) 18 de outubro de 2019: Prova de história do Brasil, iniciando-se às 9 horas;
b) 18 de outubro de 2019: Prova de geografia, iniciando-se às 15 horas;
c) 19 de outubro de 2019: Prova de política internacional, iniciando-se às 9 horas;
d) 19 de outubro de 2019: Prova de economia, iniciando-se às 15 horas;
e) 20 de outubro de 2019: Prova de direito e direito internacional público, iniciando-se às 9 horas;
f) 20 de outubro de 2019: Prova de língua espanhola e língua francesa, iniciando-se às 15 horas.

O edital com os resultados provisórios na Segunda Fase será divulgado no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, na data provável de 5 de novembro de 2019. Serão considerados aprovados na Segunda Fase os candidatos que tenham alcançado nota mínima de 60,00 pontos na prova de língua portuguesa, a nota mínima de 50,00 pontos na prova de língua inglesa e a nota mínima de 360,00 pontos na soma das pontuações obtidas no conjunto das provas de história do Brasil, de política internacional, de geografia, de economia, de direito e direito internacional público e de língua espanhola e língua francesa.

O resultado final no concurso será publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, na data provável de 17 de dezembro de 2019.

Será de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso que sejam publicados no Diário Oficial da União e (ou) divulgados no endereço eletrônico http://www.iades.com.br.

validade
O prazo de validade do concurso será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.