Concurso FAB: edital abre 252 vagas para Sargentos da Aeronáutica


sexta-feira, 26 de julho de 2019,

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a abertura de concurso com 252 vagas no Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o segundo semestre de 2020 (IE/EA CFS 2/2020).

As vagas são para as seguintes especialidades: Comunicações (BCO), Foto Inteligência (BFT), Guarda e Segurança (SGS), Eletricidade e Instrumentos (BEI), Estrutura e Pintura (BEP), Meteorologia (BMT), Suprimento (BSP), Informações Aeronáuticas (SAI), Bombeiro (SBO), Cartografia (SCF), Desenho (SDE), Eletromecânica (SEM), Metalurgia (SML) e Controle de Tráfego Aéreo (BCT). Entre os requisitos para matrícula, o interessado deve atender aos seguintes critérios:

a) ser voluntário(a);
b) estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas Instruções Específicas, para habilitação à futura matrícula no CFS 2/2020;
c) ser brasileiro(a);
d) se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no certame, estar autorizado a participar das fases subsequentes (INSPSAU, EAP, TACF e matrícula no curso);
e) inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI);
e f) pagar a taxa de inscrição.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 5 a 30 de agosto no endereço https://ingresso.eear.aer.mil.br/, onde também podem ser encontradas todas as informações relativas à seleção. O valor da taxa é R$ 60,00.

O processo seletivo é de âmbito nacional, sendo composto das etapas de Provas Escritas; Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e Validação Documental.

As Provas Escritas são de caráter classificatório e eliminatório. A INSPSAU, o EAP, o TACF, o PHC e a Validação Documental são de caráter eliminatório.

O cartão de inscrição com o local de realização das Provas Escritas (inscrições deferidas), ou do Aviso de Indeferimento (inscrições indeferidas) estará acessível na data de 28/10/2019. A aplicação da prova escrita será dia 17/11/2019.

O gabarito provisório deve ser anunciado dia 18/11/2019 e gabarito oficial é previsto para 10/12/2019. A divulgação da relação nominal de candidatos com os resultados finais obtidos nas Provas Escritas, com suas respectivas médias finais, contendo a classificação final daqueles que tiveram aproveitamento ocorrerá dia 14/01/2020.

O prazo de validade do EA CFS 2/2020 expirar-se-á cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da Concentração Final.