Concurso Banco de Brasília (BRB): edital abre 100 vagas para Escriturário


sexta-feira, 3 de maio de 2019,


confira apostilas aqui

Saiu na manhã desta sexta-feira, 03, o edital de concurso público do Banco de Brasília (BRB), no Distrito Federal. O certame visa preencher 100 (cem) vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Escriturário (nível médio). A execução técnica é responsabilidade do Instituto Americano de Desenvolvimento IADES.

Conforme regulamento Nº 1/CP-29 - BRB, de 2 de maio de 2019, os candidatos que ingressarem no quadro de pessoal do BRB serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A titulação mínima exigida é certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição educacional reconhecida pelo órgão próprio do sistema de ensino; e idade mínima de 16 (dezesseis) anos completos na data de contratação, conforme Decisão no 7.949/2009 do Tribunal de Contas do Distrito Federal. A remuneração é de R$ 3.204,26, sendo contrato para 6 horas diárias, caracterizando 30 (trinta) horas semanais.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, no período compreendido entre 8h (oito horas) do dia 9 de junho de 2019 e 22h (vinte e duas horas) do dia 15 de julho de 2019. O valor da taxa de inscrição é de R$ 56,00 (cinquenta e seis reais). O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 16 de julho de 2019.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na data provável de 18 de agosto de 2019, no turno da tarde e com a duração de 4 (quatro) horas. Os locais, datas e horários de aplicação das provas objetiva e discursiva serão divulgados no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, na data provável de 2 de agosto de 2019.

Não serão fornecidas, por telefone, fax e (ou) e-mail, informações a respeito de data, local e horário de aplicação das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem publicados na internet, no sítio eletrônico http://www.iades.com.br.

sobre as provas
A prova objetiva será composta de 60 (sessenta) questões, de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas em cada questão, para escolha de 1 (uma) única resposta correta. O candidato não poderá, sob pena de eliminação do certame: obter pontuação igual a 0 (zero) nas questões de Língua Portuguesa; obter pontuação menor que 50% (cinquenta por cento) nas questões de Conhecimentos Gerais; e obter pontuação menor que 50% (cinquenta por cento) nas questões de Conhecimentos Específicos.

Serão considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que obtiverem o mínimo de 50% (cinquenta por cento) da pontuação total máxima permitida para a prova objetiva.

A prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo e(ou) descritivo, com extensão mínima de 20 (vinte) linhas e máxima de 30 (trinta) linhas, com base em tema formulado pela Banca Examinadora, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.  Será eliminado e não terá classificação alguma no concurso público o candidato que obtiver nota na prova discursiva inferior a 60% (sessenta por cento) da pontuação máxima para esta etapa, ou seja, 6,00 (seis) pontos.

No caso de igualdade de pontuação na classificação final, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem: a) tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste processo seletivo, conforme art. 27, parágrafo único, da Lei no 10.741, de 1/10/2003 (Estatuto do Idoso); b) acertar o maior número de questões de conhecimentos específicos; c) acertar o maior número de questões de conhecimentos básicos; d) acertar o maior número de questões de Língua Portuguesa; e) tiver maior idade.

gabarito e resultado final
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, após as 22h (vinte e duas horas) do dia de sua aplicação. O resultado final no concurso público, após a realização da perícia médica dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência, será homologado pelo BRB, e publicado na forma de extrato no Diário Oficial do Distrito Federal, e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br e http://portal.brb.com.br/para-voce/sobreobrb/concursos, na data provável de 22 de novembro de 2019.

O acompanhamento, por parte do candidato, das convocações para contratação poderá ser feito por meio do sítio do BRB na internet, no endereço: http://portal.brb.com.br/para-voce/sobre-o-brb/concursos. 

validade
O prazo de validade do concurso público será de 1 (um) ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.