Processo Seletivo Conselho Tutelar de Arco Íris-SP


terça-feira, 9 de abril de 2019,

apostilas para concursos públicos

Através do edital nº 01/2019, o Conselho Tutelar do Município de Arco Íris, em São Paulo, tem processo seletivo aberto para provimento de 05 vagas no cargo de Conselheiro Tutelar. O certame tem execução técnica da Consesp e oferece salário no valor de R$ 1.497,00, sendo contratos de trabalho para 40 horas semanais.

O mandato de conselheiro tutelar será de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha. Para participar, os interessados devem obedecer aos seguintes requisitos:
  • Reconhecida idoneidade moral
  • Ter idade superior a 21 (vinte e um) anos completos, na data da eleição.
  • Residir no município de Arco Íris/SP há mais de 2 (dois) anos;
  • Apresentar no momento da inscrição certificado de conclusão de curso equivalente ao 2º (segundo) grau;
  • Experiência comprovada na área de defesa ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente;
  • Apresentação de atestado de antecedentes civis e criminais;
  • Estar em gozo de seus direitos políticos;
  • Não ter sido penalizado com pena de destituição por fato praticado no exercício da função de Conselheiro Tutelar, e:
  • Aptidão mental e psicológica para o exercício do cargo.
Inscrições devem ser realizadas até 23h59min do dia 03 de maio de 2019, no endereço
www.consesp.com.br. A taxa de participação é de R$ 20,00.

Para efetivar as inscrições, os candidatos deverão apresentar até as 17h00, do dia 08 de maio de 2019 (dias úteis), na sede do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Arco Íris/SP, os documentos abaixo em cópia simples, acompanhados dos originais para conferência:

  • Carteira de identidade ou documento equivalente; Título de eleitor, com o comprovante de votação ou justificativa nas 04 (quatro) últimas eleições; Certidões negativas cíveis e criminais que comprovem não ter sido condenado ou estar respondendo, como réu, pela prática de infração penal, administrativa, ou conduta incompatível com a função de membro do Conselho Tutelar; Em sendo candidato do sexo masculino, certidão de quitação com as obrigações militares; Comprovante de experiência ou especialização na área da infância e juventude (conforme estabelecido na Lei Municipal local).

A classificação dos participantes será por meio de Avaliação Psicológica, Curso Preparatório, Prova Objetiva e Eleição, que seguirá o seguinte cronograma:
  • Avaliação Psicológica: será realizada no dia 04 de julho de 2019, às 14h30, na Escola Estadual Professora Auda Malta, situada na Rua José Demori, 104, Centro, no Município de Arco Íris/SP.
  • Curso Preparatório: será realizada nos dias 06 de julho de 2019, das 14h00 às 18h00 e no dia 07 de julho de 2019, das 8h00 às 12h00, na Escola Estadual Professora Auda Malta, situada na Rua José Demori, 104, Centro, no Município de Arco Íris/SP.
  • Provas objetivas: serão realizadas no dia 07 de julho de 2019, com início as 15h00, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume do Conselho, em jornal com circulação no município e site da organizadora, com antecedência mínima de 3 (três) dias.
  • Eleição: A eleição dos Conselheiros Tutelares de Arco Íris /SP para o período de 2020/2024 fica marcada para o dia 06 de outubro de 2019, em locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o resultado da prova objetiva.
O gabarito preliminar da prova objetiva será disponibilizado no site da Consesp, as 14h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova.

edital processo seletivo