Mestrado em Biodiversidade da FURB abre inscrições para seletivo


quarta-feira, 24 de abril de 2019,

confira apostilas aqui

Segue até o dia 6 de maio o prazo de inscrições para a primeira turma do Mestrado em Biodiversidade da FURB. O edital completo está disponível em www.furb.br/ppgbio. Podem se inscrever graduados em Ciências Biológicas, Ecologia, Biomedicina, Química, Farmácia, Engenharia Florestal, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Ciências Ambientais, Medicina Veterinária ou áreas correlatas. Se houver interessados com graduações de outras áreas, podem submeter-se ao colegiado do programa.

O novo programa de pós-graduação em nível de Mestrado aberto pela FURB acentua a diversidade da região do Vale do Itajaí. Parques, florestas, animais, plantas, tudo isso já está sendo estudado há mais de cinquenta anos por alunos e professores da Universidade Regional de Blumenau pelo curso de Ciências Biológicas, e agora, a equipe de docentes pesquisadores pretende aprofundar ainda mais o campo científico com a oferta do Mestrado em Biodiversidade.

“São duas linhas de pesquisa: uma vai atuar na identificação das espécies, processos evolutivos e ecológicos. A outra linha vai trabalhar com prospecção, ou seja, procura de produtos na biodiversidade que no futuro podem dar origem a remédios”, explica o coordenador do PPGBio, André Luís de Gasper.

O coordenador enfatiza que a primeira turma já conta com oferta de duas bolsas de estudos no valor de R$ 1,5 mil mensais, além de isenção na mensalidade. Mais três bolsas garantem gratuidade, conforme resoluções vigentes.

A aprovação deste programa de mestrado ocorreu no final do ano passado, após quase quatro anos entre a elaboração do curso até aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É o primeiro mestrado do interior de Santa Catarina na área. O processo de inscrição é online, pelo site do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade.