UFES realiza processo seletivo para Professor Substituto


segunda-feira, 11 de março de 2019,


confira apostilas aqui

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) tem processos seletivos abertos para Professor Substituto. O salário oferecido chega ao valor de R$ 4.272,99, sendo contratações para 20 e 40 horas semanais.

São oportunidades para Vitória e Alegre, distribuídas nos seguintes Centros Acadêmicos/Departamentos, conforme área e titulação mínima exigida:

Edital Nº 25 - 01 vaga em Vitória (área/subárea: Letras; Teoria Literária; Literatura Brasileira; Outras Literaturas e Vernáculos); CCHN/Departamento de Língua e Letras.Titulação exigida: Mestrado em Letras ou em Estudos Literários, ou em Literatura Comparada, ou em Teoria Literária, ou em Literatura Portuguesa, ou em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, ou em Linguística, ou em Estudos Linguísticos.

Edital Nº 26 - 01 vaga em Vitória (área/subárea: Oceanografia Química); CCHN/Departamento de Oceanografia e Ecologia. Titulação exigida: Graduação e Mestrado em uma das seguintes áreas: Oceanografia Oceanografia Ambiental, Oceanologia, Oceanologia Química, Física e Geológica, Sistemas Costeiros Oceânicos, Geoquímica, Geologia, Geociências, Química, Engenharia Química, Engenharia Ambiental.

Edital Nº 27 - 01 vaga em Vitória (área/subárea: Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Saúde Mental); CCS/Departamento de Terapia Ocupacional. Titulação exigida: Graduação em Terapia Ocupacional; e Especialização em Terapia Ocupacional ou Saúde mental ou Recursos em Terapia Ocupacional ou Atenção básica ou Saúde da Família ou Saúde Materno-infantil ou Saúde da Criança e do Adolescente ou Educação ou Psicologia.

Há ainda os editais Nº 28, Nº 29, Nº 30 e Nº 31 com vagas nas áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Saúde Mental; Zoologia/Morfologia de Grupos Recentes; Educação/Métodos e Técnicas de Ensino e Ensino de História/História. Os demais detalhes podem ser consultados na íntegra dos editais.

A inscrição, que deverá ser presencial, poderá ser feita pelo candidato ou seu procurador legalmente constituído, no local citado em cada edital, mediante protocolo de recebimento, vedadas demais formas de inscrição, seja por meio telemático, como telefone ou e-mail, seja por correspondência física (correios), instruindo sua solicitação com os seguintes documentos:


  • Formulário de inscrição devidamente preenchido, conforme modelo oficial da UFES, à disposição no sítio www.progep.ufes.br, no qual o candidato declare estar ciente do contido nos editais e na Resolução Nº. 41/2011-CEPE/UFES (disponibilizada no sitio www.daocs.ufes.br); 
  • Cópia de documento oficial de identidade; 
  • Curriculum vitae devidamente comprovado.


O candidato poderá se inscrever para mais de uma vaga, devendo optar, todavia, por apenas uma delas, na hipótese de conflito entre os cronogramas de realização de provas.

As provas serão realizadas a partir do dia 26 de março de 2019. Os presentes Processos Seletivos se encerrarão somente com devida a publicação do resultado definitivo no Diário Oficial da União, a qual só poderá ser efetivada depois de esgotados todos os prazos de recursos previstos na Resolução nº. 41/2011- C E P E / U F ES .

O processo seletivo terá validade por 1 (um) ano, a contar da data de homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período. editais processos seletivos