Mestrado interdisciplinar da Ufersa abre 17 vagas


sábado, 2 de março de 2019,

Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento poderão participar da seleção para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologia e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Para esse ano de 2019, estão sendo oferecidas 17 vagas, sendo 14 para ampla concorrência e 03 destinadas exclusivamente para servidores da Ufersa. As inscrições começaram na última terça-feira, 19, e vão prosseguir até o dia 22 de março, devendo o interessado efetivar no endereço https://ppgcti.ufersa.edu.br/2019-2/ , bem como o Edital da seleção. A prova vai acontecer no dia 24 de abril.

O curso de pós-graduação integra pesquisadores das áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas; do campo Interdisciplinar, como Informática na Educação; da Administração; da Ciência da Computação; das Engenharias e da Saúde Coletiva. As vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa. A primeira linha, desenvolvimento e integração de tecnologias na sociedade, com 07 vagas na ampla concorrência e 01 vaga para servidores da instituição, e, a segunda linha, experiências humana, social e técnica, também 07 vagas na ampla concorrência e 02 para servidores da Ufersa.

A seleção para o mestrado seguirá três etapas, sendo a primeira uma prova escrita, de caráter eliminatório, a partir de pontos indicados pelas duas Linhas de Pesquisa do Programa. A prova escrita terá duração de três horas e trinta minutos, iniciando às 14h do dia 24 de abril e terá nota mínima de 7,00 pontos para aprovação. Apenas os candidatos aprovados na prova escrita serão avaliados na segunda etapa da entrevista, a ser feita por três avaliadores, que também atribuirão nota de 0,00 a 10,00. A leitura e conhecimento do Anteprojeto de Pesquisa subsidiarão as atividades indicadas na etapa da Entrevista. A análise do Currículo Lattes, que corresponde à terceira etapa, será feita por dois avaliadores na mesma escala de pontuação.

O Programa de Pós-Graduação Acadêmico Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições caracteriza-se como um espaço de pesquisa, no qual se propõe intercâmbios e produção de experiências na realização de estudos que contribuam para a compreensão e constituição de modos de intervenção nos problemas característicos dos sujeitos e organizações sociais que experienciam processos cognitivos, institucionais e técnicos como dimensões que interagem na sociedade em que vivemos. O Mestrado Visa a produção de conhecimentos inovadores sobre os modos de cognição contemporâneos, as estruturas e estratégias nas organizações e as tecnologias para potencializar a experiência dos sujeitos e melhorias no fazer de instituições e organizações sociais.