Exército abre concurso para Formação e Graduação de Sargentos


terça-feira, 26 de fevereiro de 2019,

O Exército Brasileiro tem inscrições abertas para concurso público com 1.100 vagas no curso de Formação e Graduação de Sargentos. As oportunidades são para Áreas Geral/Aviação, Música e Saúde, com início em fevereiro de 2020 e término em dezembro de 2021.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 900 (novecentos) para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação); 100 (cem) para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação); 40 (quarenta) para os candidatos(as) da área de Saúde e as demais na Área Música - Instrumentos Musicais - naipes: Clarineta em MIB/ Clarineta em SIB (15); Fagote em dó/Contra-Fagote em dó (01); Flauta transversal em dó/Flautim em dó (02); Oboé em dó/Corne-inglês (01); Saxhorne barítono em SIB/ Saxhorne baixo em SIB (07); Saxofone em MIB/ Saxofone em SIB (06); Tuba em MIB/ Tuba em SIB (04); Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (02); Trombone Tenor em SIB (de vara)/ Trombone Baixo em SIB - de vara (08); Trompa em Fá (02) e Trompete/Cornetim/Flueghorne (12).

Inscrições devem ser efetivadas através do http://www.esa.eb.mil.br/, com prazo final marcado para 20 de março de 2019. A taxa de participação ficou definida no valor de R$ 95,00.

Entre os requisitos, o interessado deve ter concluído o Ensino Médio em estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente, apresentando, no ato da matrícula, certificado de conclusão devidamente registrado nos órgãos competentes, na forma da legislação federal que regula a matéria; se estiver cursando a última série desse nível escolar (3ª série) no ano da inscrição para o CA, somente será habilitado(a) à matrícula se comprovar a conclusão do Ensino Médio, antes do encerramento do CA, conforme o inciso I do art. 3º da Lei nº 12.705, de 2012; e possuir, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade para a área Geral / Aviação (ter nascido no período compreendido entre 1° de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 2003 inclusive). Possuir, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 26 (vinte e seis) anos de idade para as áreas Música e Saúde (ter nascido no periodo compreendido entre 1º de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 2003 inclusive), referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula, conforme as alíneas "f" e "g" do inciso III do art. 3º da Lei nº 12.705, de 2012.

Os candidatos serão classificados através de:
a) EI, de caráter eliminatório e classificatório, para todo(a)s o(a)s candidato(a)s inscrito(a)s;
b) valoração de títulos, de caráter classificatório, da qual participarão apenas o(a)s candidato(a)s aprovado(a)s no EI que possuam títulos. O(A) candidato(a) que não entregar títulos não será eliminado(a) e participará normalmente das etapas subsequentes do CA.
c) Exame de Habilitação Musical (EHM), de caráter eliminatório e classificatório, para o(a)s candidato(a)s, da área Música, aprovado(a)s no EI e classificado(a)s dentro das vagas destinadas aos naipes, bem como ao(à)s incluído(a)s na majoração que forem convocado(a)s pela ESA para continuarem no CA.
d) IS, de caráter eliminatório, para o(a)s candidato(a)s de todas as áreas. Esta inspeção se destina ao(à)s aprovado(a)s no EI e classificado(a)s dentro das vagas destinadas à área, bem como ao(à)s incluído(a)s na majoração que forem convocado(a)s pela ESA para continuarem no CA; e e) Exame de Aptidão Física Preliminar (EAFP), de caráter eliminatório, para o(a)s candidato(a)s de todas as áreas, aprovado(a)s no EI e aptos na IS.

e, por fim, revisão médica, Exame de Aptidão Física Definitivo (EAFD), comprovação dos requisitos biográficos do(a)s candidato(a)s e comprovação através da heteroidentificação, para o(a)s candidato(a)s que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição, e indicado em campo específico que pretende concorrer pelo sistema de reserva de vagas, de caráter eliminatório.

A classificação geral do EI constará numa relação em ordem decrescente das notas obtidas pelo somatório das Notas Finais/El (NF/EI), com as respectivas pontuações referentes à valoração dos títulos, sendo referência para a chamada (convocação) e o preenchimento das vagas. Com base nessa classificação, a qual será divulgada na Internet pela ESA, no endereço eletrônico http://www.esa.eb.mil.br, e, também, por intermédio dos comandos (Cmdo) Gu Exm e das OMSE. O(A)s candidato(a)s serão convocado(a)s para realizarem as demais etapas do CA, de acordo com a quantidade de vagas, por área, e por naipe de instrumento, na área de Música, estabelecidas pelo EME.

O CA/CFGS terá validade apenas para o ano ao qual se referir a inscrição, iniciando-se a partir da data de publicação do respectivo edital de abertura do CA e encerrando-se 15 (quinze) dias após a data de publicação do edital do resultado (homologação). edital concurso público