DPU realiza processo seletivo para estágio em Pelotas-RS


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019,

A Defensoria Pública da União (DPU) tem processo seletivo aberto para estágio em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A remuneração mensal compreende R$ 800,00 (oitocentos reais) para jornada de 20 (vinte) horas semanais, sendo 4 (quatro) horas diárias, ficando assegurado ao estagiário auxílio-transporte no valor de R$ 8,00 (oito reais) por dia efetivamente estagiado e usufruto de recesso remunerado.

O certame visa criar cadastro reserva para estudantes de nível superior em Direito. A duração do estágio será de no máximo 2 (dois) anos, exceto para os candidatos que ingressarem na(s) vaga(s) destinada(s) a pessoas com deficiência, obedecido o período mínimo de 1 (um) ano.

Inscrições devem ser efetivadas através do https://www.cieers.org.br/, com prazo final marcado para 23h59min do dia 22 de março de 2019. No ato da inscrição, os candidatos deverão indicar corretamente seus dados pessoais solicitados, fornecendo endereço de e-mail atualizado, retificando-os no cadastro do CIEE/RS sempre que houver alteração. A Defensoria Pública da União e o CIEE/RS não se responsabilizam por dados fornecidos equivocadamente.

O processo seletivo consistirá em uma prova objetiva e uma prova discursiva, seguindo as seguintes características:

A prova objetiva conterá 30 (trinta) questões, com uma afirmativa que poderá ser certa ou errada, valendo 0,1 ponto cada, pertinentes às seguintes matérias: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Previdenciário e Princípios Institucionais da Defensoria Pública.
A prova discursiva constará de uma redação de tema jurídico, com subtemas, proposto pela comissão de seleção, valendo 7,0 (sete) pontos no total. O candidato deverá desenvolver todos os subtemas apresentados. A prova levará em conta os seguintes critérios: conhecimento jurídico (4,0 pontos); argumentação jurídica (2,0 pontos); ortografia, gramática e elementos de coesão e coerência textual. (1,0 ponto).

As provas, objetiva e discursiva, serão realizadas na data de 31 de março de 2019 (domingo), com início às 09h00min e término às 12h00min, em local a ser divulgado até o dia 27 de março de 2019, no site do CIEE/RS (https://www.cieers.org.br).

O gabarito preliminar será divulgado no dia 01 de abril de 2019; resultado preliminar sairá no dia 08 de abril de 2019, e resultado final do processo seletivo é previsto para dia 15 de abril de 2019. Todos os anúncios serão feitos a partir das 14h00min, na sede da Defensoria Pública da União em Pelotas/RS e no site do CIEE/RS (https://www.cieers.org.br).

O processo seletivo terá validade de 6 (seis) meses a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração da DPU/Pelotas/RS. edital processo seletivo