Concurso do DETRAN-PA terá aplicação de provas no domingo, 10


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019,

Com quase 80 mil inscritos, o concurso público do DETRAN-PA terá aplicação de provas objetivas e discursivas no próximo domingo, 10. O certame visa preencher um total de 100 vagas imediatas, tendo salário de R$ 2.191,52.

Estão abertos os cargos de Agente de Fiscalização de Trânsito (66 vagas) e Agente de Educação de Trânsito (34). A execução técnica é responsabilidade da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP.

Os candidatos também passarão pelas etapas de avaliação médica, de caráter eliminatório; teste de capacidade física, de caráter eliminatório; avaliação psicológica, de caráter eliminatório; entrega de certidão negativa da vara de execução criminal, de caráter eliminatório; e Curso de Formação para o cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade exclusiva do DETRAN-PA, que fará a contratação da Instituição realizadora, capacitada a realizar o curso.

Local de Provas
http://www.portalfadesp.org.br/pagConcursosp.asp?id_pagina=575

A prova objetiva será composta de 50 (cinquenta) questões, de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas em cada questão, para escolha de 1 (uma) única resposta correta, com valor igual a 0,2 (dois décimos) por questão, e pontuação total variando entre o mínimo de 0,00 (zero) ponto e o máximo de 10,00 (dez) pontos, de acordo com os conteúdos programáticos definidos no Anexo I e o número de questões definidos a seguir:

conhecimentos básicos: 20 (vinte) questões, sendo: 6 (seis) questões de Língua Portuguesa, 4 (quatro) questões de Matemática e Raciocínio Lógico, 4 (quatro) questões de Legislação Aplicável ao DETRAN-PA, 3 (três) questões de Ética e Qualidade no Serviço Público e 3 (três) questões de Noções de Microinformática; e conhecimentos específicos: 30 (trinta) questões.

A prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo e (ou) argumentativo, com extensão mínima de 20 (vinte) linhas e máxima de 30 (trinta) linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.

O candidato deverá obter 50% (cinquenta por cento) ou mais do total de pontos previstos na prova objetiva para não ser eliminado do concurso público.

O gabarito será liberado no dia 11/02/2019 e resultado final sairá até 16/04/2019 (apenas para Agente de Educação do Trânsito). A íntegra do edital apresenta o cronograma completo para Agente de Fiscalização de Trânsito.

A validade do concurso público será de 1 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério do DETRAN/PA.