Busca Personalizada


terça-feira, 3 de abril de 2018

ENEM 2018: inscrições, local de provas e resultado final

Com edital publicado, o ENEM 2018 tem prazo aberto para solicitação de isenção da taxa. O interessado deve acessar http://enem.inep.gov.br/participante, até 23h59 de 11 de abril de 2018.  O participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2017 e que não tenha comparecido aos dois dias de prova deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2018.

O participante deverá fazer consulta individual ao resultado da sua solicitação de isenção da taxa de inscrição antes do período previsto para inscrição. O Inep dará acesso ao resultado pelo endereço http://enem.inep.gov.br/participante.  A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018. O participante deverá fazer sua inscrição no Enem 2018, das 10h (Horário de Brasília-DF) de 7 de maio de 2018 às 23h59 (Horário de Brasília-DF) de 18 de maio de 2018.

simulados ENEM
Simulado Espanhol para ENEM
Simulado Inglês para ENEM

Simulado ENEM: Linguagens

Caso a solicitação de isenção da taxa de inscrição seja reprovada, o participante será comunicado por e-mail e/ou número de celular (via SMS) e Sistema de Isenção. O participante poderá solicitar recurso no prazo máximo de cinco dias.

inscrições ENEM 2018
A inscrição do Enem 2018 deverá ser feita das 10h (Horário de Brasília-DF) de 7 de maio de 2018 às 23h59 (Horário de Brasília-DF) de 18 de maio de 2018. A inscrição deve ser feita, exclusivamente, pelo endereço http://enem.inep.gov.br/participante. O valor da taxa de inscrição será de R$82,00 (oitenta e dois reais). A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 23 de maio de 2018, respeitados os horários de compensação bancária, sob pena de a inscrição não ser confirmada.

local de provas do ENEM
O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição no http://enem.inep.gov.br/participante, em data a ser posteriormente divulgada. O Cartão informará o número de inscrição; a data, a hora e o local de aplicação das provas; a indicação do(s) atendimento(s) aprovado(s), caso tenha(m) sido solicitado(s); e a opção de língua estrangeira selecionada. O Enem 2018 será aplicado em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios indicados no regulamento.

O participante poderá efetuar alteração do município de provas somente pelo http://enem.inep.gov.br/participante, no período de inscrição: das 10h (Horário de Brasília-DF) de 7 de maio de 2018 às 23h59 (Horário de Brasília-DF) de 18 de maio de 2018.

gabarito e resultado final do ENEM
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, no site oficial do Enem, e no aplicativo oficial do Enem até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Inep fornecerá Boletim Individual de Resultado do Enem 2018 mediante informação do CPF e da senha, no site do Enem e no aplicativo oficial do Enem.

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
O Enem 2018 será estruturado com base na matriz de referência disponível no Portal do Inep. O Exame será constituído de redação em Língua Portuguesa e de quatro provas objetivas. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
Matemática e suas Tecnologias (Matemática.

No primeiro dia do Exame (4 de novembro), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas e trinta minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas. No segundo dia do Exame (11 de novembro), serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas. A aplicação das provas terá início às 13h30 (Horário de Brasília-DF) e será encerrada às 19h, no primeiro, e às 18h30, no segundo dia, ambos pelo Horário de Brasília-DF, em todos os estados e no Distrito Federal. ➯ edital do Enem 2018