Busca Personalizada

segunda-feira, 9 de abril de 2018

ENEM 2018: pedido de isenção vai até 15 de abril

Mediante anúncio do INEP, o pedido de isenção da taxa do ENEM 2018 pode ser feito até próximo dia 15 de abril, às 23h59. A prorrogação do prazo tem objetivo de dar mais tempo para que os participantes possam se adequar às novidades desta edição, garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do Exame.

A ampliação neste prazo, que antes terminava no dia 11, também foi estendida aos que precisam justificar a ausência na edição de 2017, o que é obrigatório para quem teve direito à gratuidade na edição do ano passado, mas faltou aos dois dias de aplicação, e ainda quer requerer a isenção no Enem 2018.

sobre a isenção
Em 2018, tem direito à isenção, e obrigatoriamente precisa fazer as respectivas solicitação, o participante que: tenha concluído o Ensino médio, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; tenha participado do Encceja 2017, na modalidade do ensino médio e que tenha obtido proficiência que permita certificação na área de conhecimento em que se inscreveu; tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (Lei nº 12.799/2013); além daquele que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membros de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

números de pedidos
Em comunicado oficial do INEP, publicado na última última quinta-feira, 05 de abril, os pedidos de isenção já estavam passando da marca de 1 milhão.

solicitar isenção
O interessado deve acessar http://enem.inep.gov.br/participante, sendo que a aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018. saiba mais aqui