Busca Personalizada


terça-feira, 27 de março de 2018

Encceja Nacional 2018: inscrições serão abertas nesta segunda-feira,16

A partir desta segunda-feira, 16, estarão abertas as inscrições para o Encceja Nacional 2018. O exame é uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos residentes no Brasil, em nível de conclusão do ensino fundamental ou ensino médio.

As inscrições serão realizadas das 10h do dia 16/04/2018 às 23h59 do dia 27/04/2018, horário oficial de BrasíliaDF, no endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

A participação no Encceja Nacional 2018 é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização do Exame, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização do Exame, para o ensino médio, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

A aplicação do Encceja Nacional 2018, em todas as unidades da Federação, ocorrerá no dia 5 de agosto de 2018. As provas serão realizadas em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Os locais de provas serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível na página do participante (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja), sendo de responsabilidade do candidato sua verificação.

No dia de realização do Exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 8h e fechados às 8h45, para as provas aplicadas no turno matutino, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15, para as provas aplicadas no turno vespertino, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF.

O participante que se inscrever no Encceja Nacional 2018 e não comparecer para a realização das provas de todas as áreas do conhecimento deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2019, se desejar realizar uma nova inscrição no Encceja Nacional 2019.

estrutura do exame
O Encceja Nacional 2018 foi estruturado com base na Matriz de Competências e Habilidades, especificada pela Portaria Inep nº 147, de 4 de setembro de 2008, e disponível na página do Inep: www.inep.gov.br/encceja.

O Exame será constituído de 4 (quatro) provas objetivas, por nível de ensino, contendo cada uma 30 (trinta) questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação. As 4 (quatro) provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares do ensino fundamental:

Prova I: Ciências Naturais;
Prova II: Matemática;
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
Prova IV: História e Geografia.

gabarito e resultado final
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep (http://portal.inep.gov.br) até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do Exame. O resultado final sairá através do http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja, mediante inserção do número de CPF e senha.

confira edital