Busca Personalizada

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

UESPI realiza seleção para Mestrado em Letras

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através do Edital PROP Nº 003/2017, realiza processo de seleção para Mestrado Acadêmico em Letras. O seletivo abre um total de 28 oportunidades, sendo 17 vagas para a Área de Concentração: Literatura, Memória e Cultura, sendo 02 vagas destinadas a servidores efetivos da UESPI; e até 11 vagas para a Área de Concentração: Linguagem e Cultura, sendo 01 vaga destinada a servidores efetivos da UESPI.

O certame é aberto para portadores de diploma de curso de graduação plena em áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática central das áreas de concentração, considerando suas linhas de pesquisa:

1) Literatura e Outros Sistemas Semióticos: Estudos teóricos e críticos de obras literárias e suas relações comparativas com outros sistemas estéticos e culturais;
2) Literatura, Memória e Relações de Gênero: Estudos da recepção literária, das fronteiras entre ficção e história e das relações de gênero, com ênfase no contexto regional, visando registrar e preservar a memória cultural;
3) Estudos do texto: produção e recepção: Investigação do texto numa perspectiva interdisciplinar que trata de questões referentes às estratégias mobilizadas na construção e processamento de textos verbais e não verbais em contextos sociais diversos, a partir de posicionamentos teóricos da linguística de texto, da linguística cognitiva, das teorias dos gêneros textuais, da semiótica social e das teorias do letramento.

Inscrições já estão abertas e seguem até 06 de novembro de 2017. O interessado deve efetivar participação na Secretaria do Mestrado Acadêmico em Letras, no Núcleo de Pós-Graduação, Campus Universitário Poeta Torquato Neto, Rua João Cabral 2231, Pirajá, Teresina, Piauí, CEP 64.002-150, no horário de 08:00 horas as 13:00 horas. A documentação necessária é indicada na íntegra do edital de abertura.

Os candidatos serão classificados através de Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, Análise Documental, Prova de Conhecimento Específico - Prova Escrita, Análise do Pré-Projeto de Pesquisa, Arguição e Prova de Títulos. As datas de execução já podem ser conferidas no regulamento de abertura.

A divulgação do resultado final da seleção para Mestrado em Letras da UESPI ocorre no dia 20/12/2017. O período de 18 e 19/01/2018 é destinado à matrícula institucional e de 15 e 16/03/2018 para matrícula curricular. É responsabilidade do candidato acompanhar possíveis mudanças de datas ou demais itens do edital.

edital